sábado, 16 de abril de 2016

A SOCIEDADE DE GEOGRAFIA DE LISBOA (S.G.L.)

A SOCIEDADE DE GEOGRAFIA DE LISBOA (S.G.L.)

A Sociedade de Geografia de Lisboa é uma sociedade científica criada no ano de 1875, no contexto do movimento europeu de exploração e colonização, dando na sua actividade, desde o início, particular ênfase à exploração do continente africano.
D.Luís I
A 10 de Novembro de 1875, um grupo de 74 subscritores requereu ao rei D. Luís, a criação de uma sociedade, a designar por Real Sociedade de Geografia de Lisboa, tendo como objectivo promover e auxiliar o estudo e progresso das ciências geográficas e correlativas, no País.
Entre os subscritores figuravam António Augusto Teixeira de Vasconcelos, António Enes, Eduardo Coelho, Luciano Cordeiro, Manuel Joaquim Pinheiro Chagas, Sousa Martins, António Cândido de Figueiredo, António Lino Netto e Teófilo Braga, além de muitos outros intelectuais, jornalistas e políticos da época.
A Sociedade propunha-se realizar sessões, conferências, prelecções, cursos livres, concursos e congressos científicos e conceder subsídios de investigação destinados a viagens de exploração e investigação científica. As informações obtidas seriam publicadas e disseminadas em arquivos, bibliotecas e museus. Propunha-se ainda estabelecer relações permanentes com outras instituições europeias com as quais pudesse trocar informações e colaborações.
A partir de Dezembro de 1876 a Sociedade iniciou a publicação do Boletim da Sociedade de Geografia de Lisboa, que ainda subsiste.
Tem no seu distintivo o escudo nacional sobre a esfera armilar, com o lema “Por Mares Nunca D’antes Navegados”.
Luciano Cordeiro(1844-1900)
Dentro das paredes da Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL) guarda-se, ao lado do património imaterial das ideias de Luciano Cordeiro e de Ernesto de Vasconcelos, seus primeiros secretários gerais, e dos vários presidentes como António Augusto de Aguiar, Bernardino Machado e outros que a dirigiram firme e sabiamente, um riquíssimo espólio material, logo representado pelos cadernos de campo e demais documentação manuscrita de Serpa Pinto, Roberto Ivens, Hermenegildo Capelo, Henrique de Carvalho, Silva Porto e Gago Coutinho, entre outros.
 Vários naturais do Estado da Índia foram sócios correspondentes da Sociedade de Geografia de Lisboa, designadamente Jaime Rangel, Jerónimo Quadros, Joaquim Filipe Nery Soares Rebelo, José António Ismael Gracias, Júlio Gonçalves, e muitos outros.                              A 3 de Abril de 1928 foi agraciada com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, a 8 de Maio de 1935 foi feita Grande-Oficial da Ordem do Império Colonial, a 24 de Novembro de 1950 foi galardoada com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, a 12 de Junho de 1957 foi elevada a Grã-Cruz da Ordem do Império, a 25 de Março de 1964 foi feita Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique e a 17 de Junho de 1983 foi feita Membro-Honorário da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

Fontes:
 http://www.socgeografialisboa.pt/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_de_Geografia_de_Lisboa

Algumas publicações da S.G.L.:

"A Responsabilidade Portuguesa na Convocação do X Congresso Internacional dos Orientalistas, Relatório por G.de Vasconcellos Abreu", Imprensa Nacional, Lisboa, 1892;

"Simplification Possible de la Composition en Caractères Arabes, Mémoire présente à la 10.ème session du Congrés International des Orientalistes par A.R.Gonçalves Vianna M.S.G.L.", Lisbonne, Imprimerie Nationale,1892;








"A Índia Portuguesa, Conferencia feita em 16 de Março de 1908 por Hypacio de Brion,Capitão de Fragata,S.S.G.L.",Typographia da Cooperativa Militar,Lisboa,1908.    




                                                                                                                             






BOLETIM DA SOCIEDADE DE GEOGRAFIA DE LISBOA
12.ª Série-N.ºs 3 e 4
Lisboa, Imprensa Nacional,1893
«MITRAS LUSITANAS DO ORIENTE
Catálogo dos Prelados da Egreja Metropolitana e Primacial de Goa e das Dioceses Suffraganeas com a recopilação das Ordenanças por elles emitidas, e Summario dos factos notáveis da História Ecclesiástica de Goa»por Casimiro Christovão de Nazareth
2.ª edição corrigida e aumentada.

SOCIEDADE DE GEOGRAFIA DE LISBOA
LISTA DOS SÓCIOS EM 10 DE NOVEMBRO DE 1925








Todas as obras publicadas pertencem à biblioteca particular do autor. A reprodução das imagens digitalizadas deverá referir a sua origem.


JFSR 2016
   
                                                                                           

Sem comentários:

Enviar um comentário