quarta-feira, 9 de março de 2016

MOGARÉM (1)

MOGARÉM


Um ano antes de dar à estampa, em Coimbra [Livraria Central de José Diogo Pires-editor, 1874] a Segunda Parte das «Jornadas», intitulada "Entre palmeiras (de Pangim a Pondá)", Tomás Ribeiro cedeu à revista "Artes e Letras", da qual era redactor Rangel de Lima, o manuscrito de "MOGARÉM (episódio oriental)", que trata dos amores entre D. Fernando de Castro, filho do Vice-rei D. João de Castro, e Mogarém, de família brâmane, onde perpassa a figura do padre Francisco Xavier.

MOGARÉM (Episódio Oriental), por Thomaz Ribeiro (1) in ARTES E LETRAS Maio número 5 Redactor Rangel de Lima; Editores Rolland & Semiond,Lisboa, Imprensa Nacional, 1873


(1) «Bragança, 1 de Maio de 1873 - Sr. redactor das "Artes e Letras" - Accedendo ao convite de v. achei entre os manuscriptos que trouxe da índia, esse esboço de romance que tencionava recompor e completar nas minhas horas vagas, Como não as tenho e querendo condescender com o seu desejo, ahi vae tal como veio. Se v. entender que vale a publicação, póde dispôr d'elle, senão melhora-lo-hei quando voltar á vida das letras, se me parecer que merece mais apurada revisão. Sou de v. etc. - Thomaz Ribeiro.




Com a inserção do manuscripto n'estas páginas, respondemos à delicadíssima carta do nosso ilustre collaborador. R. de L.»



JFSR (2016)

Sem comentários:

Enviar um comentário